segunda-feira, 28 de agosto de 2017

"Congresso Bombeiro Brasil 2017"

O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, em parceria com a FUNDABOM – Fundação de Apoio ao Corpo de Bombeiros e Revista Emergências, realizaram nos dias 16, 17 e 18 de Agosto de 2017, o "Congresso Bombeiro Brasil 2017" durante a “7ª Feira Expo Proteção 2017”. O Evento foi realizado no Expo Center Norte – SP.
Fez parte da programação do Congresso Bombeiros Brasil 2017, o "Ciclo de Palestras", com temas relevantes sobre atividades de Bombeiros, “Rescue Days Brasil 2017”, maior evento mundial voltado para o treinamento de resgate de acidentes automobilísticos, bem como “Desafio Indoor Bombeiros Militares” e “Desafio Indoor Bombeiros Civis”, competição desportiva de bombeiros militares e civis de todo o Brasil, com o objetivo de medir o nível de treinamento e condicionamento físico dos profissionais responsáveis pelas atividades de preservação da vida. O 19° Grupamento de Bombeiros foi representado pelo Sd PM Adriano e Sd PM Benta.








Homenagem Bombeiro do Mês de Julho - 2017

Na última segunda-feira, dia 31 de julho, no Posto de Bombeiros de Bragança Paulista, foi realizada solenidade em homenagem ao "Bombeiro do Mês de Julho", entrega de láurea de mérito pessoal ao efetivo e homenagem aos participantes que representaram o 19° Grupamento de Bombeiros na Competição Nacional de Salvamento Veicular em Chapecó-SC alcançando classificação de destaque . O indicado a Bombeiro do Mês foi o Cb PM Francarlos, escolhido pela sua dedicação e bons serviços prestados. Confiram as fotos:












segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Palestra de acidentes domésticos em escola de Jundiaí

Nessa última quinta-feira, dia 10 de agosto, os bombeiros de Jundiaí realizaram palestra na EMEB Maria Angélica Lorençon, no bairro do Corrupira, Jundiaí/SP. O 1º Sgt PM Nilson, o Cb PM Fábio, o Sd PM Vieira, e a Sd PM De Sá, promoveram várias atividades práticas e uma palestra sobre os riscos e cuidados com os acidentes domésticos, orientando cerca de 120 alunos.


1° Sgt PM Nilson palestrando para os alunos

Sd PM Vieira, 1º Sgt PM Nilson, e Cb PM Fábio com alunos e professora



Alunos colocando em prática os conhecimentos adquiridos







Entrevista sobre Incêndios em Vegetação - Jornal " Tem Notícias"

Hoje o Corpo de Bombeiros de Jundiaí/SP concedeu entrevista ao vivo para o Jornal "Tem Notícias" da TV TEM Sorocaba onde o Capitão PM Oswaldo Julião Junior, comandante do 1º Subgrupamento de Bombeiros, falou sobre o período de estiagem e os atendimentos de incêndio em vegetação, dando dicas e orientações de prevenção.

Assita a reportagem na íntegra no link abaixo.
http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/tem-noticias-1edicao/videos/t/edicoes/v/incendio-assusta-moradores-de-bairro-entre-jundiai-e-varzea-paulista/6076829/

Cap PM Julião sendo entrevistado pelo repórter Sandro Zeppi da TV TEM 






quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Incêndios Florestais


Todos os anos durante o período de estiagem, o número de ocorrências de incêndios em coberturas vegetais aumenta expressivamente. No ano de 2016 foram atendidas 5956 ocorrências dessa natureza (incêndios em vegetações naturais e em vegetações cultivadas) na área do 19º Grupamento de Bombeiros. Esses números causam preocupação, pois, tais incêndios podem acarretar danos à saúde pública, ao meio ambiente, e ao patrimônio das pessoas. Além disso observa-se que a ação humana contribui diretamente para esse aumento, com queimadas propositais para limpeza de terrenos, soltura de balões, fogos de artifícios, e até mesmo bitucas de cigarros que são lançadas próximas a vegetação. Atear fogo em vegetação e soltar balões são práticas consideradas como crime e estão previstas na Lei 9605/98.
Somente em Jundiaí, no mês de julho de 2017, tivemos dois grandes incêndios em áreas de cobertura vegetal e que causaram grande prejuízo à saúde das pessoas e ao meio ambiente. O primeiro deles ocorreu no dia 16, no Morro da Baleia, onde guarnições do Corpo de Bombeiros, da Guarda Municipal e da Defesa Civil permaneceram por horas até a extinção do incêndio, sendo necessário inclusive o emprego do helicóptero Águia da Polícia Militar. Já o segundo incêndio, atingiu e castigou mais uma vez nossa Serra do Japi e durou quatro dias com mais um trabalho árduo envolvendo as corporações do Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e Defesa Civil de Jundiaí.
Somente com a conscientização de todos poderemos evitar novos incêndios como esses preservando nossa saúde, meio ambiente e também nossos patrimônios.

EQUIPES DO CORPO DE BOMBEIROS, DEFESA CIVIL E GUARDA MUNICIPAL NA SERRA DO JAPI
SERRA DO JAPI ATINGIDA MAIS UMA VEZ

SERRA DO JAPI E MAIS UMA IMAGEM TRISTE

SERRA DO JAPI SOFRENDO COM A AÇÃO HUMANA

SERRA DO JAPI - PRESERVAR É OBRIGAÇÃO DE TODOS

MORRO DA BALEIA - JUNDIAÍ