quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Visita do Comandante do 19º GB ao COPOM Campinas

Em 29 de outubro o Ten Cel PM Luiz Rubens visitou  as instalações do Centro de Operações da Polícia Militar de Campinas/SP visando um possível processo de regionalização dos centros de atendimento e despacho de ocorrências com o objetivo de verificar a viabilidade técnica e financeira para esse procedimento.

Sala de atendimento  e  despacho de ocorrências


1º Ten PM Mendonça Ch de Operações apresentando as instalações do COPOM



Um dos benefícios da unificação seria a  integração entre Polícia Militar e Corpo de Bombeiros em informações e prestação de serviço à comunidade.





quarta-feira, 29 de outubro de 2014

O Comandante do 19º GB recebe a visita do Secretário Municipal da Casa Civil e do Comandante da Guarda Municipal de Jundiaí

Em 21 de outubro o Secretário Municipal da Casa Civil, José Carlos Pires e o Comandante da Guarda Municipal de Jundiaí, José Roberto Ferraz, estiveram  na sede do 19º Grupamento do Corpo de Bombeiros para ouvir as propostas do Corpo de Bombeiros para o plano municipal de Segurança Pública e depois conhecer as instalações além de acompanhar o ponto de monitoramento por câmeras da cidade de Jundiaí recém instalado.


Recepcionados pelo Comandante, Tenente Coronel Luiz Rubens e pelo Major Eduardo Tavares, eles recepcionaram as propostas e traçaram alguns planos dentre eles, a continuidade no combate aos incêndios na Serra do Japi e a preparação para as ocorrências típicas dos períodos chuvosos nos próximos meses.


O novo ponto de monitoramento recebido no Grupamento acompanhará em tempo real, com a Guarda Municipal, as imagens da cidade e da Serra do Japi.

Ponto de monitoramento por câmeras


terça-feira, 28 de outubro de 2014

Com o calor aumenta a prática de natação em locais proibidos e consequentemente os afogamentos

O verão está chegando e o aumento das temperaturas é proporcional ao aumento de casos de afogamento. Eles acontecem geralmente em rios, lagoas e represas, locais que são apontados como inadequados para a prática de natação. 


O afogamento infantil é a segunda maior causa de morte de crianças de 1 a 14 anos.


A principal dica de prevenção do Corpo de Bombeiros é a supervisão por parte do adulto de forma constante e atenta em todo lugar com água.


segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Bombeiros dos setores administrativos do 19º GB reforçam diariamente o atendimento operacional nesta época de estiagem

Devido a forte estiagem que estamos vivendo os incêndios em vegetação vêm se apresentando com maior intensidade. A fim de dar uma pronta e rápida resposta a sociedade o Comando do 19º Grupamento de Bombeiros promoveu escalas de apoio operacional, utilizando-se do efetivo que trabalha nos setores administrativos, promovendo um reforço nos dias úteis e finais de semana, aumentando o atendimento disponível a população, minimizando os danos ao meio ambiente e melhorando o ar que respiramos. 

Bombeiros operando o conjunto de combate para pick-up 700 da Guarany. 







sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Inspeção de Comando em Vinhedo/SP e Itupeva/SP


Dando continuidade nas inspeções de comando o Tenente Coronel PM Luiz Rubens, Comandante do 19º GB compareceu no Posto de Bombeiros de Vinhedo e na Base de Bombeiros de Itupeva onde reuniu-se com todo efetivo de cada localidade expondo as políticas de trabalho alinhadas com os eixos estratégicos de comando do Corpo de Bombeiros de São Paulo.

Comandante prelecionando efetivo do Posto de Vinhedo  
Efetivo do Posto de Bombeiros de Vinhedo/SP
Comandante prelecionando efetivo da Base de Itupeva

Efetivo da Base de Bombeiros de Itupeva/SP

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Tratativas para implementação do Programa Bombeiro na Escola

Em 02 de outubro o Comandante do Posto de Bombeiros de Jundiaí/SP, 1º Tenente PM Gennari participou de reunião com representantes da Secretaria Municipal da Educação, onde foi tratado da implementação do Programa Bombeiro na Escola a ser ministrado para os alunos do 5º ano da rede municipal de ensino.



Identificado o risco, Posto de Bombeiros de Jundiaí/SP vai a campo para coibi-lo

Fruto da reunião do dia 29 de setembro (matéria publicada neste Blog em 21 de outubro), em 01 de outubro o Posto de Bombeiros de Jundiaí/SP, alinhado com o eixo estratégico de comando "prevenção", participou de um bloqueio educativo, juntamente com a Polícia Militar e Secretaria Municipal de Trânsito, onde realizou a distribuição de panfletos aos condutores de veículos e promoveu orientações quanto a direção segura.









quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Medidas Básicas de Prevenção

Com foco na prevenção o 19º Grupamento de Bombeiros em atenção aos Eixos Estratégicos do Comando do Corpo de Bombeiros de São Paulo  vem promovendo palestras e ampla divulgação na mídia sobre dicas de segurança .O Objetivo é construir uma cultura de prevenção, onde todos participam e o resultado é uma qualidade de vida melhor no aspecto da segurança  e educação pública para toda a comunidade. 


terça-feira, 21 de outubro de 2014

Palestra realizada pelo Posto de Bombeiros de Atibaia/SP instrui diretores de escolas municipais

Com foco na prevenção o Posto de Bombeiros de Atibaia/SP promoveu em 25 de setembro Palestra de Primeiros Socorros direcionada para 40 diretoras e representantes da rede municipal de ensino, realizada  no CIEM de Atibaia/SP (Centro Integrado de Educação Municipal), com ênfase ao atendimento de emergências no ambiente escolar envolvendo crianças de 04 meses a 12 anos. Ao final foram distribuídos aos participantes kits de primeiros socorros.




Participação da Base de Bombeiros de Serra Negra/SP na "Semana Nacional de Trânsito"

No período de 17 a 25 de setembro a Base de Bombeiros de Serra Negra/SP participou da "Semana Nacional de Trânsito" desenvolvendo palestras em escolas, atingindo mais de 250 alunos em 5 dias, e promoveu distribuição de folhetos educativos nas principais vias alertando sobre prevenção de acidentes e formas de agir caso isso ocorra.






Análise de acidentes de trânsito em Jundiaí/SP desencadeia medidas para redução destes sinistros

Após criteriosa análise crítica  o Comandante do 1º Subgrupamento de Bombeiros, Cap PM Julião, e o Comandante do Posto de Bombeiros de Jundiaí/SP, 1º Tenente PM Gennari identificaram algumas vias do município com elevado número de acidentes de trânsito. Desse estudo, em atenção aos eixos estratégicos do comando do Corpo de Bombeiros de São Paulo, foi realizado em 29 de setembro reunião com a Diretoria de Trânsito onde ficou acordado alguns bloqueios com foco na educação dos condutores, e também palestras nas faculdades e empresas da região com o tema educação no trânsito.


Equipe do 19º Grupamento de Bombeiros participa do "III Desafio Bombeiros"

Em  20 de julho comemorando o Dia do Bombeiro Brasileiro (2 de Julho), o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo realizou diversas atividades entre elas o "III Desafio Bombeiros" tendo a participação da Equipe do 19º Grupamento de Bombeiros além de participantes de outros países como Colômbia e Argentina e dos estados do Rio de Janeiro, Paraíba e Mato Grosso.




Simulado em Amparo/SP

Buscando o aperfeiçoamento operacional, em consonância com os Eixos Estratégicos de Comando do Corpo de Bombeiros de São Paulo, o Posto de Bombeiros de Amparo/SP realizou no dia 22 de julho um simulado contemplando o salvamento de uma vítima em local elevado. Tal evento se desenvolveu no pátio da Prefeitura, no centro da Amparo/SP, e contou com o apoio do executivo municipal.


Vítima já imobilizada descendo via tirolesa


Vítima já em solo sendo colocada na maca

Bombeiro Mirim nas comemorações aos 192 anos da Independência do Brasil

No dia 07 de setembro os 192 anos da Independência do Brasil foram comemorados em Amparo/SP com desfile cívico-militar, onde participaram as viaturas do Corpo de Bombeiros daquela localidade, além dos alunos do projeto Bombeiro Mirim, que tiveram uma ótima oportunidade para aprender um pouco mais sobre os valores de civismo e patriotismo.








segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Soltar Balões, além de crime, um grande risco à comunidade.

   Apesar do índice de ocorrências de incêndios causados por balões ser considerado pequeno, se comparado aos demais, os poucos acidentes são, em sua maioria, de grande gravidade, como por exemplo queimadas em áreas de preservação ambiental.
   Soltar balões coloca a vida das pessoas em risco, e quem solta, transporta e vende o objeto está cometendo crime ambiental conforme artigo 42 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98), podendo pagar multa, e até ficar preso de 1 a 3 anos.
   Os balões são muito perigosos, pois além do risco de incêndios, são instaladas cangalhas de fogos de artifício em sua base, que podem estourar perto das pessoas ou das casas. Quando o balão sobe, ele entra em correntes de ar e é levado para locais imprevisíveis, impossíveis de monitorar, podendo atingir veículos, residências, empresas e matas.